terça-feira, 12 de maio de 2015

O mercado do jornalista

A disseminação da comunicação, e a sua influência na população, atualmente está ligada às redes sociais. Tais redes se tornaram suporte para expressar opiniões e, muitas vezes, disseminar boatos sobre uma notícia lançada, o chamado efeito telefone sem fio. Com isso, se percebe que falta senso crítico e bom senso por conta da influência desses boatos na população. Apesar disso, as redes sociais são consideradas como tendências para o mundo jornalístico, porque as pessoas querem saber da notícia no momento em que ela ocorre, há uma necessidade de saber e distribuir esse saber o mais rápido possível, como se isso fosse o que te deixasse fazer parte do grupo composto pelas pessoas que fazem parte dessas redes sociais.
Durante a formação de jornalista, se percebe que esse tipo de imprensa (a que gera boatos e é sensacionalista) não é muito bem vista. A formação exige que o jornalista seja fiel ao fato. Porém acredito que as pessoas precisem de mais do que apenas o fato real, e isso influencia em como muitos dos atuais jornalistas trabalham. Portanto, tanto as informações expostas como a reação da população à elas, geram influências em ambas as partes desse processo de comunicação.

Atualmente, o fluxo de informação é muito mais rápido do que podemos acompanhar, a expansão do alcance da notícia concebida pela internet e pelas mídias sociais, as pessoas conseguem, acompanhar, compreender, formar a sua opinião sobre o assunto e tudo isso em hora integral. E por isso, durante a formação de um jornalista, é ensinado ao mesmo que se deve ser fiel aos fatos e acontecimentos, não entregando notícias falsas a sociedade, enganado a todos e confundindo muitos por ai, mas divulgando a verdade ao povo, no momento em que algo está acontecendo.

4 comentários:

  1. Que legal, foi você que escreveu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto foi um trabalho em conjunto lá na faculdade, e esse que eu postei foi um resumo que fiz do texto final, que é um pouco maior que esse rsrs.
      Mas que bom que você gostou!

      Excluir
  2. Gostei do blog, se precisar de algum tipo de apoio na divulgação conte comigo (Bruno Carvalho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou Burno! É muito bom saber disso :)
      E se quiser divulgar para seus amigos pode compartilhar e divulgar sim que eu agradeço!
      Bj!

      Excluir